Relatório das atividades desenvolvidas no mandato 2017

11/03 – JANTAR DANÇANTE COM POSSE DA PATRONAGEM

Jantar bom, porém tivemos prejuízo de aproximadamente R$ 1.500,00, devido termos saído de um recente carnaval e as condições financeiras não estarem tão bem. Foi feito alguns investimentos e pequenos reparos nas dependências. Reforma da secretaria com colaboração através de materiais e mão-de-obra do conselheiro Ari Pedro Zablaskas.

29/04 – BAILE DA INVERNADA CAMPEIRA

Baile organizado pelo Departamento Campeiro onde obtiveram êxito em seu jantar dançante. Lembrando que o lucro obtido ficou com os membros campeiros para custear despesas do departamento.

17/06 – REMANSO FESTIVAL DA CANÇÃO GAÚCHA E NATIVISTA

Festival com ótimo público, tivemos 11 concorrentes, divulgou significativamente o CTG para outros pagos, os cinco primeiros colocados foram premiados conforme regulamento, fandango muito bom para finalizarmos a noitada. Obtivemos lucro para custear os prejuízos anteriores e pagar algumas despesas adquiridas no comércio local.

01/07 – CHEGADA DA CAVALGADA PÁTRIA MÃE

Após longas negociações com a administração municipal obtivemos a colaboração e ajuda financeira do Sr. Prefeito Antonio Vilson Bernardi o qual participou ativamente de praticamente toda a cavalgada. A Cavalgada partiu de Palmeira das Missões na terça-feira chegando a Iraí no sábado. Organizamos um almoço para os cavalarianos que chegaram e suas equipes de apoio, o qual foi muito comentado por todos. Foi entregue certificados a todos os participantes.

08 /07 – CONCURSO INTERNO DE PRENDAS

Todos os concorrentes participaram ativamente das provas que lhes foram administradas, conhecimentos gerais e históricos, artísticos e amostra cultural. Participaram os seguintes concorrentes: Laís Panno e Thanise Cosman na categoria adulta, Carolina de Oliveira, Ana Martina Wolmer e Jaqueline Laskoski na categoria juvenil ainda Andressa Garbin e Emily Damitz na categoria mirim, bem como Mateus Zeni como guri e Vinícius Gabriel Jimlaki como piazitinho.  No dia 15 de julho foram abertos os resultados e dado posse ao novo prendado e peonada gestão 2017/2018 em um chá promovido pelo Departamento Cultural, nele foi entregue as faixas e crachás aos concorrentes. O lucro obtido ficou para o departamento promover suas atividades e custear as despesas com viagens e outras despesas que realizarem conforme combinado com a patronagem.

09/07– CURSO DE DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO

Iniciou no dia 09 de julho um curso de danças aberto a comunidade onde iniciaram 11 pares e concluíram 10 pares. O referido curso de danças gaúchas de salão foi promovido pelo patrão e pela patroa da entidade, formando os participantes durante a semana farroupilha.

11, 12/08 – VIAGEM PARA A CIDADE DE MOSTARDAS R/S PARA O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA DO RS 2017

Durante esse período participamos do cerimonial de acendimento da Chama Crioula do estado do RS acontecido no município de Mostardas, no litoral gaúcho. Fomos em uma caravana de 12 pessoas em comboio mais 2 cavaleiros para verificarmos o cerimonial, buscar a chama e verificar como proceder para o acendimento da chama no próximo ano.

15/08 – SAÍDA DO BATE CASCO IRAÍ – ERVAL SECO

A cerimônia de entrega das bandeiras aconteceu no Minuano CTG na terça-feira, bem como um jantar para os Cavalarianos e equipe de apoio que participará da saída do Bate Casco. A administração municipal colaborou com recurso financeiro para que este evento obtivesse êxito. O Patrão participa da chegada do Bate Casco no município de Erval Seco representando toda a patronagem na cerimônia de chegada, bem como os demais membros participam nos dias posteriores.

23/08 – Participação na Chegada do Fogo simbólico onde o patrão juntamente com o Prefeito municipal Antonio Vilson Bernardi recebem a pira da pátria junto ao pelotão de Brigada Militar de onde sairá para no dia 01/09 ficar em frente à prefeitura.

01/09 – Comparecimento na cerimônia de abertura da semana da pátria 2017 junto à prefeitura municipal, no momento foi hasteado os pavilhões e feito discursos aos presentes.

02/09 – Na cidade de Rodeio Bonito foi buscada a chama crioula, gerada em Mostardas, em cerimônia no CTG Rodeio da Querência na manhã deste dia. O capataz Milton Oliveira foi o responsável pela retirada da centelha e também por conduzi-la para o município de Iraí onde ficará até o dia da abertura da Semana Farroupilha 2017, na sede da Brigada Militar.

16 A 24/09 – SEMANA FARROUPILHA

PROGRAMAÇÃO:

16/09—Sábado

09 hs—abertura oficial com hasteamento dos pavilhões;

17/09—Domingo

14 hs—Atividades a cargo da Invernada Campeira;

18/09—Segunda

19 hs—Sessão da Câmara de Vereadores;

19/09— Terça

20 hs—Jantar/fandango formatura do Curso de Danças;

20/09—Quarta—Dia do Gaúcho

10hs—Desfile pelas ruas da cidade em comemoração ao dia da Revolução Farroupilha;

15hs—Apresentação dos Elencos de Danças do Minuano CTG;

19hs—Celebração Gaúcha (ecumênica) com participação do CLJ;

21/09— Quinta

14hs—Remansinho da Canção Gaúcha com as Escolas do Município;

22/09—Sexta

14hs—Bailinho da Terceira Idade—participação do grupo Unidos da Terceira Idade;

23/09—Sábado

20 hs—Desfile Indumentária Gaúcha ao longo da história;

21 hs—Baile de Ramada;

24/09—Domingo

12hs—Costelão;

15hs—Brincadeiras (Gincana com os Acampados);

18 hs—Encerramento da Semana Farroupilha.

 

07/10 – Participação do Patrão e da Patroa do Minuano CTG, bem como da 1ª prenda Mirim, Andressa Garbin, 2ª prenda Juvenil, Ana Martina Wolmer e 1ª Prenda Adulta, Laís Panno, também do peão João Vinícius Boita Rembold, na cidade de Giruá – RS, no XXVII Tchêncontro – Encontro da Juventude Tradicionalista do RS, para divulgar o Acendimento da Chama Crioula de 2018, bem como contar a história do CTG através de um teatro encenado por jovens tradicionalistas da 28ª R.T.

 

 

12 a 14/10 – 18ª CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO Chapecó SC – Iraí RS.

Durante o mês de setembro o patrão foi procurado pelos coordenadores chapecoenses da cavalgada, pois estes gostariam de homenagear alguns ex-patrões que receberam e colaboraram na coordenação desta cavalgada. Os membros da Invernada Campeira esperarão a cavalgada na comunidade de Barra Grande interior de Alpestre RS. Também foi feito um memorial na entrada do Cemitério Municipal onde está exposto em uma placa constando a seguinte mensagem: 18ª Cavalgada da Integração Chapecó / SC à Iraí / RS de 12 a 14 de outubro de 2017. Em memória aos patrões: Osvaldo José Teston, Flamino José Filho Netto, Edgar de Quadros, Miguel Nunes. Os cavalarianos foram recebidos no dia 14/10 em solenidade bastante emocionante, às 11 horas da manhã. Ao meio dia tivemos almoço e a tarde, por volta das 17 horas uma solenidade religiosa junto ao memorial construído.

08-09/12 – REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO MTG E ENCONTRO COM OS COORDENADORES DAS REGIÕES TRADICIONALISTAS DO ESTADO.

No dia 08/12 tivemos uma importante reunião com o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho Sr. Nairoli Calegaro na sede do MTG em Porto Alegre para discutirmos detalhes importantes sobre o acendimento da Chama Crioula de 2018 que será realizado em nosso município. No mesmo dia o patrão, Prof. João Arlindo Rembold, o Prefeito de Iraí, Sr. Antonio Vilson Bernardi, também o Coordenador da 28ª R.T., Sr. Fabio Joel Irschlinger bem como o Sec. de Turismo do Município, Sr. Edner Juliano Kehl (Dugue) artiram rumo a cidade de Camaquã para o último encontro dos Conselheiros e Coordenadores que seria naquela cidade. No dia seguinte (09/12), foi feito o convite a todos os presentes para que participassem do evento que vai ocorrer em nosso município em 2018. Todos ficaram muito felizes com nossa presença pois são poucos que importam-se tanto com esse tipo de evento.

26/11 – 4º RODEIO ARTÍSTICO DA 28ª REGIÃO TRADICIONALISTA.

No domingo 26/11 os elencos Pré-mirim e Juvenil (nesta oportunidade concorreram como grupo adulto), participaram do 4º Rodeio Artístico da região. A participação ocorreu na categoria Danças Tradicionais Gaúchas, onde o elenco pré-mirim obteve troféu de participação pois, esses grupos não concorriam e o elenco (adulto) conquistou o 2º Lugar. Nas danças Gaúchas de salão tivemos vários pares participando em duas categorias, Mirim e Juvenil, nas quais tivemos vários premiados: Na categoria Mirim 1º lugar para Laura Bernardi e Vinícius Pavan, 3º Lugar Laura Ganzer e Wellington Dávila, na categoria Juvenil 3º lugar para o par Laís Panno e João Vinícius Boita Rembold. Já na categoria declamação Juvenil tivemos participação na categoria Mirim bem como na Categoria Juvenil obtivemos êxito na Categoria Juvenil com os Três primeiros prêmios: 1º lugar- Ana Martina Wolmer, 2º Lugar- Jaqueline Laskoski e 3º lugar- Laís Panno. Assim mostramos a força de nossos elencos e individuais para a região.

10/12 – ATIVIDADE COM OS ELENCOS DE DANÇAS E ALMOÇO PARA OS ASSOCIADOS.

Neste dia os Elencos do Minuano CTG juntamente com alguns pais de integrantes participaram de atividades desenvolvidas desde as 9 horas até o encerramento das atividades do ano às 15 horas. Foi um encontro denominado “domingueira” e ao meio dia tivemos um almoço de confraternização. Neste mesmo dia foi “tirado” a foto que servirá para o quadro dos elencos de 2017. Brincadeiras antigas foram desenvolvidas para que as crianças aprendam os costumes dos antepassados e os pais relembrassem algumas brincadeiras que fizeram parte da sua infância.

 

Atividades Materiais:

Promovemos pintura nas dependências da entidade, bem como no banheiro masculino. Reforma na secretaria da entidade;

Atividades Imateriais:

Construção de um novo site do Minuano;

Através de pesquisa com pessoas antigas que fizeram parte do movimento de fundação, recontando a história do CTG;

As informações e fotos de todas as atividades desenvolvidas neste ano encontram-se em facebook.com/minuanoctg

Participação nos encontros de patrões da 28ª R.T. bem como dos encontros de Invernadas Artísticas promovidas pela região que foram três (3), nas cidades de Vista Alegre, Cristal do Sul e Vicente Dutra (danças Birivas), também do 4º Rodeio Artístico realizado na cidade de Palmitinho, acontecido no dia 26 de novembro, com grupos de danças tradicionais (pré-mirim, juvenil), pares em dança gaúcha de salão (mirim e juvenil) e declamação (mirim e juvenil).